Curso da Universidade de Harvard
- 18 de Junho/2020
- Novidades
O curso “Justiça” é considerado um dos mais populares da prestigiada instituição de ensino norte-americana.
Em meio as medidas de isolamento social ocasionadas pela COVID-19, nosso advogado titular Bruno Luis Cardoso Niehues concluiu o curso “Justiça” da Universidade de Harvard, ministrado pelo professor Michael Sandel e disponível na plataforma de ensino eletrônico EDX, fundada em 2012 pela Universidade de Harvard em parceira com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O curso, de duração de 3 meses, é considerado um dos mais populares da prestigiada instituição de ensino norte-americana e reflete os ensinamentos do professor Sandel a respeito das questões filosóficas que permeiam a justiça, não só como instituição ligada ao Poder Judiciário de cada país, mas como fato político-social. “Qual a coisa certa a se fazer?”, indaga Sandel ao longo das aulas, em referência ao livro de sua autoria que carrega o mesmo título, trazendo aos alunos diferentes visões filosóficas sobre a moral e o Direito, estimulando reflexões e debates a partir de casos concretos e hipotéticos.
Após completar todas as etapas e ser aprovado no exame final, Bruno conta que o curso foi um “divisor de águas” em sua experiência com o Direito e recomenda “mesmo para quem não é da área.”.
“O professor Sandel é excelente e expõe de forma muito didática as várias teorias filosóficas dos autores mais consagrados, como Immanuel Kant, John Locke, John Rawls, Aristóteles e outros, sobre qual seria a melhor maneira de agirmos nas nossas ações práticas da vida cotidiana e, além disso, de como construir regras e princípios normativos na sociedade a partir do exame moral que precede qualquer juízo de valor sobre as coisas da vida”. “A plataforma on-line permite uma experiência diferente com o apreendizado, e apesar de ainda não muito tradicional, não prejudica o alto nível científico e o alto rigor das avaliações”, acrescenta.
Compartilhe esse artigo